RECEITAS

Picanha ao avesso (ou picanha invertida) recheada

Ouvi falar muito dessa receita de picanha ao avesso. Programas de TV sendo citados, amigos, parentes comentando… não guentei e tive que fazer também. Afinal sou um fã de assados, não poderia deixar batido. E confesso que o que mais me motivou a fazer não foi o fato de ser picanha  nem o recheio delicioso: foi a inédita experiência de virar uma picanha do avesso. Pronto, falei. Vamos à receita…

Ingredientes

  • 1 picanha inteira (cerca de 1,2kg)
  • 1 cenoura média
  • 50g de azeitonas sem caroço picadas
  • 200g de queijo provolone
  • 200g de bacon picados em cubos
  • 3 linguiças tipo pra churrasco

Modo de preparo

Invertendo a picanha

Com uma faca própria para carnes e bem afiada, faça um corte na base da picanha (base do triângulo), como se você fosse fazer uma espécie de bolsa, até quase a ponta da peça de carne.
Use faca afiada. É importante.                            Então você coloca a mão por dentro dessa bolsa e com a outra faz pressão pra que ela vire ao Recomendo passar uma colher de água em cada lado da picanha pra umidecê-la e então adicionar sal grosso a vontade, massageando a carne com o sal.
Enquanto você espera uns 20 minutos esse sal dar uma curtida, vamos ao…

Recheio

Tire a linguiça de dentro (aquele saquinho que envolve ela), corte a cenoura, bacon, azeitona e queijo bem picados. Junto com a linguiça, amasse bem até que forme tipo uma massa. Assim:
Recheio da picanha                                    Agora você pode recheá-la. Coloque o recheio dentro da picanha e costure com barbante.

Preparo

Enrole em papel alumínio e deixe assando (brasa ou forno) de 30 a 40 minutos, depende a intensidade do fogo/forno. Tire o papel alumínio e deixe mais alguns minutos, o suficiente para dourar a carne.
PS: em caso de não ter barbante, palitos quebram um galho. Experiência própria.
O resultado é esse:
Picanha ao avesso pronta!                                    Salmão ao molho de maracujá
Essa é uma clássica receita de salmão e quero deixar aqui pra vocês o meu modo de fazer.
Acredito que a maioria já experimentou este prato, pra quem não experimentou essa é a hora, aproveitem que o peixe está bem barato (comprei este fresco por R$9,00 o kilo e consegui encontrar peixes bem pequenos, isso me atende pois lá em casa somos apenas 3 pessoas, comprei no Wal...) e a receita é maravilhosa.
Confiram:

Ingredientes

500 gr de filé de salmão
1 colher (sopa) de azeite
2 maracujás azedos pequenos
1 cebola de cabeça pequena cortada em cubos
2 colheres (sopa) de margarina
½ xícara (chá) de salsa picada
2 colheres (sopa) de mel
1 pitada de sal
1 colher (chá) de pimenta rosa
1 colher (sopa) amido de milho

Modo de fazer

Em um recipiente tempere o salmão a gosto (eu uso sal e pimenta). Reserve.
Prepare o molho de maracujá: corte os maracujás ao meio, coloque a polpa e as sementes no liquidificador e pulse rapidamente para que as sementes não se partam. Coe. Misture o amido de milho ao suco e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e junte a cebola, misture e refogue até ela amolecer, acrescente a salsinha, o mel, o sal, a pimenta rosa e o suco reservado. Deixe ferver por mais ou menos 1 minuto. O molho está pronto, reserve. Em uma frigideira ou grelha (eu uso a wok), aqueça o margarina e grelhe o salmão por mais ou menos 3 minutos de cada lado ou até que ele fique tostado. Coloque na travessa e jogue o molho por cima.
Se preferir para dar um charme maior pode acrescentar algumas sementes do maracujá ao molho como eu fiz nesse caso.
Se não tiver a fruta, use o suco concentrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário